Educação - Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

Audiência com a Secretaria de Educação e Assistência Social

Escolaridade e EJA

Audiência com a Secretaria de Educação e Assistência Social

No dia 04 de novembro de 2021 foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Pejuçara a audiência presencial para apresentação e discussão a respeito da Educação para Jovens e Adultos pejuçarenses, diante do problema trazido ao Legislativo municipal da falta de pessoas com escolaridade mínima para realização de processo seletivo para preenchimento de alguns cargos junto ao Poder Executivo.

A reunião teve início às 10:00 horas e foi conduzida pelo Vereador Francisco Luis Rui Júnior, presidente da Câmara de Vereadores. A ocasião contou com a presença da Conselheira Municipal de Educação Sra. Anelise Casagrande, representando a Secretária de Educação a Sra.Emanueli Basso Quaini, Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian Sra. Graciela Maria Linassi Mastella e representando a Secretaria de Assistência Social as Sras. Michele Santos Rodrigues e Claudia Tassotti.

Nesta oportunidade foram discutidas questões de extrema importância para o Município de Pejuçara, o Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Na presente ocasião foi informado que, segundo dados do último senso (2010), cerca de 4,13% da população pejuçarense entre a faixa etária de 15 ou mais anos não foram alfabetizadas, a maior ocorrência é com pessoas de maior idade. Também, dados preocupantes trazidos pela Secretaria de Assistência Social, de que muitas das pessoas inscritas no CRAS não concluíram o Ensino Fundamental, mais de 200 pessoas.

A partir disso, e na busca da melhoria contínua para o Município, bem como para a população em geral, busca-se flexibilizar e potencializar a oferta de Ensino, para que assim, seja compatível com a realidade dos estudantes. A Secretaria Municipal de Educação já estava organizando uma proposta de Educação de Jovens e Adultos articulada a Educação Profissionalizante para a conclusão do Ensino Fundamental, a realizar-se na Escola Municipal de Pejuçara, a ser iniciada no ano de 2022.

Essa proposta busca apresentar aos Jovens e Adultos a Educação Profissional articulada ao Ensino Fundamental, a qual irá compreender duas áreas: Serviços Administrativos e Serviços Gerais. As turmas serão organizadas com alunos com 15 anos ou mais, e devem possuir pelo menos 20 pessoas em cada turma. A respeito do ensino profissionalizante, o mesmo está sendo desenvolvido e buscado parceiras, inclusive o SENAC, por já possuir experiência e êxito neste ramo.

A Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian ressaltou a necessidade de interação entre as escolas para regularizar problemas como a distorção série/idade, que é a oriunda da diferente faixa etária dos alunos em cada série. Tal situação foi agravada durante os anos de pandemia pela reprovação e desistência de alunos, podendo serem estes incluídos neste programa municipal para regularização daqueles alunos. A parceria entre escolas Municipal e Estadual se mostrou muito viável para o desenvolvimento da Educação municipal, frente a grande competência das diretorias de ambas as escolas.

Por fim, enfatizou-se a necessidade de qualificação profissional da população em geral, para que se possa atrair mais empresas para o Município, mas, tenhamos pessoas capacitadas e qualificadas para que estas empresas se instalem em Pejuçara. Assim que definido todas as etapas de inscrição e cursos, a comunidade contará com o apoio da Secretaria de Saúde Municipal e de Assistência Social, para uma ampla divulgação e para que se consiga atingir o maior número possível de pessoas.