segurança pública - Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021

Audiência com líderes do Sindicato Sindiágua, representantes da CORSAN e o Executivo Municipal

Segurança Pública

A Câmara Municipal de Vereadores de Pejuçara promoveu no dia 04 de novembro de 2021 às 14:00 horas uma reunião com líderes do Sindicato Sindiágua, representantes da CORSAN e o Executivo Municipal, sendo convidado, também, funcionários ativos e inativos e a comunidade. Foram debatidas as atuais condições de trabalho e possível privatização da Corsan, sendo discutido, inclusive seus reflexos para os consumidores finais, sendo esta a principal preocupação do Poder Legislativo Municipal.

Estiveram presentes o Vereador Francisco Luis Rui Júnior, presidente da Câmara de Vereadores, o Vice-prefeito João Luis Valandro representando o Poder Executivo, a Sra. Claudia Maria Acosta gestora da Corsan de Panambi, Pejuçara e Condor, e o Delegado do Sindiágua Sr. João Ademir de Freitas.

Foi exposto pelo Presidente da Câmara a necessidade de discussão em âmbito municipal das questões relativas a privatização da Corsan, com ênfase a melhor prestação de serviços à comunidade pejuçarense. O representante do Executivo disse que muitas reuniões estão sendo realizadas sobre o tema, e que estão aguardando um posicionamento da Famurs para melhor análise.

O representante do Sindicato relatou que municípios pequenos como Pejuçara ficarão desassistidos caso se concretize a privatização, pois possivelmente não terão mais pontos de atendimento na cidade. Também relatou que muitas associações de municípios, como a Amuceleiro, já se manifestaram contrários a outorga de aditivo ao contrato de concessão que o Estado encaminhou para os municípios, bem como contrários à privatização. Disse que a Corsan está com plena capacidade para realizar todas as obras do marco regulatório.

A Sra. Claudia gestora da Corsan mencionou que atualmente a Corsan conta com um subsídio cruzado, que consiste na complementação de receitas, ou seja, municípios que não arrecadam o suficiente para manter os serviços da Corsan tem sua renda complementada pelos municípios superavitários dentro de suas respectivas microrregiões. Relatou a falta de funcionários no quadro da empresa e desentendimentos com empresas terceirizadas que prestam serviços a Corsan, sendo este o problema ocorrido na cidade de Pejuçara quanto ao corte de mais de 40 entradas de água na cidade. Já o que diz respeito à agilidade no atendimento aos clientes, relatou que estão sendo realizadas melhorias no suporte eletrônico para proporcionar maior agilidade no atendimento e uma resposta mais rápida ao usuário.

Foi ventilada pelo presidente da Câmara a possibilidade de retomada dos serviços consorciados pelo município, caso a Corsan seja privatizada e os serviços não forem assumidos pela empresa vencedora da licitação. Tal possibilidade traria mais empregos ao Município e uma renda considerável, todavia, muito se tem que discutir acerca da temática, mas, foi uma possibilidade a mais frente as incertezas do momento.

Por fim, todos se mostraram interessados em ouvir a comunidade para definição de qualquer ato por parte dos gestores. Mesmo havendo reuniões semanais sobre a problemática, não há nada em concreto, mas para melhor definição a consulta pública e os esclarecimentos à comunidade são a chave para uma decisão coerente.