Saúde - Terça-feira, 15 de Março de 2022

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A data de hoje, segunda-feira 14 de março de 2022, a partir de agora está marcada pela 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL.

O evento contou com a presença:

Eliana de Moura Lopez – Secretária Municipal de Saúde;

Ângela Adam Martins – Presidente do Conselho de Saúde;

Loureliz Sherer – Coordenadora de Saúde Mental;

João Luiz Valandro – Vice-Prefeito Municipal;

Cerineu José Mantovani – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores;

E demais profissionais da saúde, públicos e população em geral.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), juntamente com a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o objetivo de provocar o diálogo, discussão e troca de ideias sobre as políticas públicas voltadas para a Saúde Mental no Município.

A Conferência foi realizada no Sindicato Rural de Pejuçara com o tema: “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade. Rumo a avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS

O encontro foi dividido em quatro eixos de reflexão e discussão, desta forma, foram elaboradas as propostas, indicações e soluções, tanto para o âmbito municipal quanto para a conferência estadual que acontecerá neste ano.

Os eixos discutidos foram:

- Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

- Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

- Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

E, por fim, foi realizada a escolha da delegação e suplentes para a representação de Pejuçara na Conferência Estadual de Saúde Mental.