Uma noite de reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Assim aconteceu a Sessão Solene alusiva aos 53 anos de Pejuçara, com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Vereadores na noite da terça-feira (21). Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município.
A concessão das honrarias foi proposta pelos 9 vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município e fez parte também, das comemorações dos 53 anos de Emancipação Político-administrativa de Pejuçara.
A mesa principal foi composta pelo Presidente da Câmara Valdecir Villani, a Vice-presidente Eliane Zamberlan, o Primeiro Secretário João Luiz Valandro e contou com a presença do Prefeito Municipal Eduardo Buzzatti e Vice-prefeito Marcos Villani.
Todos os parlamentares usaram a tribuna da Câmara e, no geral, parabenizaram os homenageados pelo recebimento da honraria, destacando alguns fatos e histórias, e também parabenizaram o Município de Pejuçara pelo seu aniversário de Emancipação Politico-administrativa, bem como os homenageados, que agradeceram os edis pela indicação de seus nomes. Na oportunidade, se pronunciaram ainda, o Prefeito Eduardo Buzzatti e o Vice Marcos Villani.
Cidadão Honorário
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, nas três esferas da federação brasileira. No âmbito do município, está prevista na Lei Orgânica Municipal.
O título é dado à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município. Cidadão é toda e qualquer pessoa que atue na vida da cidade e de alguma maneira tenha contribuído ou contribua com a história do município.
A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem. Entre os homenageados da noite estavam homens e mulheres que ajudaram (e ajudam) a escrever a história de Pejuçara.
Homenageados
DEJANIR ESCOBAR NOGUEIRA, tem 69 anos, nasceu em 04 de fevereiro de 1950. Casada com Agenor Nogueira, é mãe de dois filhos, José Eduardo e Jader. Iniciou suas atividades na Educação como professora no ano de 1970. Em 1985 transferiu residência para Pejuçara onde lecionou até sua aposentadoria, sendo que durante sete anos atuou como Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara. Além de professora, Dejanir fez parte de várias instituições como a Associação dos Funcionários e o Sindicato dos Servidores Municipais. Na vida política foi candidata a Vereadora por três vezes, e como suplente assumiu o legislativo em muitas ocasiões. Na última vez que concorreu, assumiu a vaga de titular e foi Presidente da Câmara por seis meses. Hoje, aposentada reside em Ibirubá/RS. Foi indicada para receber o título de Cidadã Honorária pela bancada do Partido dos Trabalhadores, formada pelos vereadores Cerineu Mantovani e Edésio Foleto.
EDUARDO BUZZATTI, tem 60 anos, nasceu no dia 24 de outubro de 1958, na localidade de Pedreira, interior de Pejuçara. Filho de Adelmo Antonio Buzzatti (in memoriam) e de Esther Picina Buzzatti (in memoriam). É casado com Maria Lucia Stella Buzzatti com quem tem três filhos, Alexandre, Anna Maria e Carlos Eduardo. Participou na diretoria e como membro de várias entidades sociais do município, como: Igreja Matriz São José, Lions Clube de Pejuçara, Grêmio Esportivo São Luiz, CTG Pialo da Amizade, Clube Rrecreativo Pejuçarense, Jockey Clube Pejuçarense e Rádio Pejuçara, CMD - Conselho Municipal de Desportes e UNIAPE – União dos Acadêmicos de Pejuçara. Mas, foi em 1988 que iniciou sua vida pública concorrendo ao cargo de Vereador, sendo o vereador mais votado da história de Pejuçara. Formado em direito, já elegeu-se como Prefeito, Vice-prefeito, vereador e atualmente ocupa o cargo de chefe do executivo municipal. Foi indicado para receber o título de Cidadão Honorário pela bancada do Democratas, formada pelos vereadores Carina Leal Zambra, Eliane Luiza Moura Zamberlan, João Carlos Martins e Maurício Mioso.
IOLANDA CESCA QUAINI, tem 82 anos, nasceu no dia em 29 de abril de 1937, na localidade de Rincão de Jesus. É filha de Leone Ângelo Cesca, imigrante italiano e de Itália Margarida Ferretti Cesca, filha do imigrante italiano e pioneiro da colonização João Ferretti. Casada com Almiro Antônio Lorenzoni Quaini, é mãe de 7 filhos e 14 netos. Fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Pejuçara, atuou como membro de várias entidades como a Igreja Matriz São José, o Coral Canto Fratello, Associação Cultural Italiana, Associação Comercial de Pejuçara, Colonialle e Associação das Artesãs. Na área cultural destaca-se pelo empenho em preservar e difundir a história e a cultura dos imigrantes italianos que colonizaram Pejuçara. Escreveu e lançou o livro Lá Stória dei Nostri Noni. Hoje é empreendedora no ramo de tecidos e aviamentos, além de apresentar semanalmente o programa Italiani Fá L’america, na Rádio Pejuçara FM. Foi indicada para receber o título de Cidadã Honorária pela bancada do Progressistas, formada pelos vereadores Daniel Vincensi e Valdecir Villani.
VALDECIR TABORDA ROCHA, tem 48 anos, nasceu aos 19 dias do mês de julho de 1971, no Município de Independência – RS. Casado com Leia Sarturi, é pai de duas filhas Thainá e Ana Flávia. Em 1990, ingressou no Exército Brasileiro, logo foi transferido para o Hospital Militar de Cruz Alta (HGUCA), onde formou-se cabo do exército. Nesse momento é que despertou o interesse pela área da enfermagem. Como enfermeiro atuou em várias áreas da saúde e formou-se em Pós Graduação em Gestão em Saúde Pública, e, também em Urgência, Emergência e Trauma. Reside a há 13 anos no Município de Pejuçara, e busca conciliar o seu tempo entre a família e o hospital, duas paixões diferentes, mas que se completam devido a sua satisfação pessoal. Participou de várias entidades, tais como Conselho Municipal de Saúde, Círculo de Pais e Mestres da Escola Ângelo Furian – CPM, Círculo de Pais e Mestres da Escola Municipal de Pejuçara – CPM e Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Foi indicado para receber o título de Cidadão Honorário pelo vereador João Luiz Valandro do MDB – Movimento Democrático Brasileiro.
Pejuçara