Administração - Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Posse Vereadores por Um Mês e Câmara Jovem

A Câmara Municipal de Pejuçara celebrou, nesta segunda-feira, dia 11 de novembro de 2019, às 18h30min, a Posse dos 25 Vereadores Jovens eleitos para a legislatura do ano de 2019.
A solenidade de Posse dos 15 Vereadores Por Um Mês e 10 Vereadores da Câmara Jovem foi realizada no Plenário do Poder Legislativo Municipal e contou com a participação da Presidente da Casa, Vereadora Eliane Luiza de Moura Zamberlan, da Secretária Municipal de Educação, Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, do Vice-Prefeito no exercício do Cargo de Prefeito Municipal, Marcos Villani, Vereadores da legislatura 2017-2020, familiares dos Vereadores empossados, dentre outras autoridades.
Segundo as palavras da Presidente da Câmara de Vereadores “A partir de agora, os 25 parlamentares empossados irão trabalhar muito no decorrer do mandato de um mês.” Eles se reunirão no Plenário da Câmara, onde aprenderão de forma prática o processo legislativo, irão desenvolver o senso cívico e de cidadania e as habilidades retóricas, além de discutir sobre temas relevantes para suas comunidades, escolas e para a cidade de Pejuçara. Os resultados dessas discussões serão elaborados na forma de propostas, que ao final serão encaminhadas à Mesa Diretora da Casa, podendo se transformar em indicações e projetos de lei.
Os Programas Vereador Por Um Mês e a Câmara Jovem são um projeto pedagógico desenvolvido em parceria entre o Poder Legislativo e as Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino com os seguintes objetivos: aproximar a escola, a sociedade e o poder legislativo; Estimular a participação dos estudantes na vida política e nas decisões de interesse coletivo; Formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.
Ao final da Sessão, no seu discurso, a Secretária Municipal de Educação aludiu que “espera que todos os empossados exerçam os seus mandatos com muita seriedade e responsabilidade. E, finalizou parabenizando os Vereadores por inovarem o Programa, oportunizando que mais cidadãos possam usufruir desta oportunidade.”
O Poder Legislativo Municipal acredita veementemente que ao oportunizar que as crianças e os jovens conheçam as atribuições do Parlamento, favorece a visão crítica e mais realista da cidade e, por extensão, do Estado e do País. Essa é uma experiência que os jovens vereadores levarão para toda a vida.
A Câmara Jovem e Vereador Por Um Mês também permite a inserção dos estudantes na política, na expectativa de renovação dos quadros num futuro próximo e de mudanças dos processos e hábitos da política.