Administração - Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

Prefeito Municipal apresenta ações de enfrentamento ao Coronavírus e futuros investimentos no Município para a Câmara de Vereadores

Na segunda-feira dia 01 de junho, o Prefeito Municipal Eduardo Buzzatti, esteve presente na Câmara Municipal apresentando um relatório de suas atividades aos vereadores. Num primeiro momento Eduardo comentou sobre as medidas de enfrentamento ao Coronavírus, tomadas pela Administração Municipal. Contou que a primeira medida foi a criação de um Comitê Técnico e Administrativo de Atenção ao Coronavírus, frisando que a pandemia mexeu com todos os setores do município.
Foram editados mais de 20 decretos dispondo sobre as medidas de prevenção e contágio, houveram mudanças no horário de atendimento da Prefeitura, reorganização do atendimento da Secretaria de Saúde, além da suspensão das aulas na rede municipal de ensino, suspenção das licitações e do concurso público.
A Secretaria de Educação organizou um esquema de atividades a distância, Eduardo contou que em pesquisa realizada pelos professores estima-se que as atividades alcançaram 97% dos alunos.
Nos estabelecimentos públicos a equipe de vigilância sanitária realizou visitas de orientação e fiscalização das medidas, o setor de tributos também disponibilizou um telefone para denúncias de vendedores ambulantes e irregularidades das medidas.
Na Assistência Social foram distribuídas cestas básicas com o acréscimo de itens de higiene. No CRAS houve um aumento expressivo de atendimentos, pois os munícipes procuravam ajuda com o cadastramento do auxílio emergencial.
Na Secretaria de Saúde foram adquiridos EPIS para os funcionários, foi criado um centro avançado de triagem e a elaboração do boletim epidemiológico, além da aquisição do respirador custando R$44.000,00 e de um monitor de sinais no valor de R$21.500,00.
Eduardo também comentou sobre as 4 etapas de sanitização nas áreas de maior circulação de pessoas no município e a ação comunitária “Muitas Mãos” que contou com o trabalho voluntário de mais de 80 costureiras para a fabricação de 8 mil máscaras.
O prefeito Eduardo lembrou o repasse de R$20.000,00 realizado pela Câmara Municipal e mais uma vez agradeceu os vereadores por essa ação, contou que já foi investido 182 mil reais com todas as ações contra a Covid-19.
Num segundo momento o prefeito Eduardo relatou as obras que irá realizar até o final de 2020. Mencionou o leilão que irá ocorrer em breve ao qual pretende arrecadar R$250.000,00. Citou as obras e ações mais importantes que deseja finalizar nesse segundo semestre de 2020 como a reforma da Casa Mortuária que está com licitação prevista para o dia 08 de junho. Além da construção da piscina térmica nas imediações da Secretaria de Saúde, a ampliação na ponte do Taboão, drenagem pluvial e calçamento na rua José Daronco, iluminação do ginásio da Escola Municipal (já concluída), melhorias nos prédios da Secretaria de Saúde, pintura do CRAS, aquisição de um carro para Secretaria de Educação e um carro para a Secretaria de Assistência Social.
Todos esses investimentos perpassam o montante de 1 milhão de reais.