Administração - Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

Vereadores deslocam-se até o 16° Batalhão da Brigada Militar em busca de alternativas para intensificar o patrulhamento ostensivo no Município de Pejuçara.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Carina dos Santos Leal Zambra, juntamente com os Vereadores João Carlos Pereira Martins e Mauricio Salles Mioso, representando a 12ª Legislatura, deslocaram-se até o Município de Cruz Alta, na terça-feira, dia 16 de junho, em busca de alternativas para intensificar o patrulhamento ostensivo no Município de Pejuçara.
Na oportunidade os Edis reivindicavam dentre outras ações policiamento, especialmente, nos períodos noturnos e nos finais de semana, bem como, esclarecimentos quanto aos fatos de perturbação ao sossego que rotineiramente vem acontecendo na área urbana da cidade.
Os vereadores foram recebidos pelo Capitão Vinícios Rodrigues da Silva, conforme prévio agendamento, e no átimo a Presidente da Câmara de Vereadores Carina entregou ao Capitão Vinícios o Ofício n° 52/2020 de autoria do Poder Legislativo Municipal, o qual estava devidamente endereçado ao Major Cedenir Souza da Silva - Comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar. O referido ofício solicitava providências perante as inúmeras queixas populacionais de perturbação ao sossego nos finais de semana, além de requerer ações que intensificassem o policiamento ostensivo na área urbana do Município, a fim de erradicar os furtos em estabelecimentos comerciais e intensificar a fiscalização de aglomerações em espaço público, as quais colocam em prenúncio a saúde pública dos Munícipes Pejuçarenses.
A Presidente da Casa Legislativa enfatizou que o tema segurança pública entre os Edis é debatido há um longo período na Câmara de Vereadores, e, que a mesma já requereu providências através de distintas ações, tais como: inúmeros ofícios encaminhados ao Batalhão da BM e/ou ao Soldado responsável pela BM no Município de Pejuçara; reuniões – tanto aqui no município – como deslocamentos até o Comando da BM na cidade de Cruz Alta, além da salutar agenda, na cidade de Porto Alegre, meados de 2019, na Secretaria Estadual de Segurança Pública, onde os Vereadores foram recepcionados pelo Vice-Governador e Secretário Ranolfo Vieira Júnior, que na época, assegurou aos Edis à vinda de mais dois efetivos para o Município, o que totalizaria cinco soldados lotados na cidade de Pejuçara.
“Sabemos que a Segurança Pública é dever do Estado, mas nós que estamos hoje, representando a comunidade de Pejuçara, não podemos ficar aquém da situação, relatou a Presidente Carina”. A Câmara está fazendo a sua parte, e continuará fiscalizando e agindo para que nossos Munícipes tenham mais sossego e tranquilidade, especialmente aos finais de semana.
Por fim, durante o debate realizado na terça-feira, 16 de junho, o Comandante Vinícius se manifestou positivo ao empenho da Casa Legislativa e informou que na medida do possível, irá adotar medidas para amenizar a situação que inquieta a população local.