Administração - Segunda-feira, 17 de Junho de 2019

Vereadora Vice-Presidente Eliane de Moura Zamberlan assume como presidente da Câmara por 14 dias

Com a licença do vereador Valdecir Villani (PP), presidente do legislativo, quem tomou posse como presidente por 14 dias foi a vereadora Eliane Luiza de Moura Zamberlan (DEM), atual vice-presidente da Câmara. A presidente em exercício, agradeceu a oportunidade, e reforçou a importância da mulher na política, em especial, por estar à frente do poder legislativo. Também destacou que na oportunidade, a 2ª Secretária, Carina dos Santos Leal Zambra,  assume a mesa diretora neste período.

VEREADORES SUPLENTES TOMAM POSSE NA CÂMARA DE PEJUÇARA

Foram empossados na última sexta-feira (07) dois vereadores suplentes na Câmara Municipal de Pejuçara, que assumem o lugar de vereadores que pediram licença por motivos particulares. Tomaram posse Eva Nadir da Silva Lubenow (Progressistas) e Renato Trennepohl (PDT); eles substituem Daniel Vincensi (Progressistas) e Valdecir Villani (Progressistas).

FORÇA FEMININA NA POLÍTICA

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como maternidade, carreira, assédio e aborto vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo no Brasil e no mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas.

Em Pejuçara, a história da mulher na política a anos vem tomando forma. Com a posse dos suplentes, a equipe de nove vereadores fica completa e composta por três mulheres. São elas Carina Zambra (Democratas), Eliane Luiza de Moura Zamberlan (Democratas) e Eva Nadir da Silva Lubenow (Progressistas).

Além das vereadoras, estão como suplente Enriete Isabel Mastella (MDB), Itamara Mantovani Tolfo (MDB) e Marieli Bottega de Moura (PT). Também a equipe da câmara é feita por mulheres, Bruna Zambon Assessora e Daniele Mafini Wichinheski Assessora Jurídica. Para a presidente interina Eliane “A importância da visão feminina reforça a importância que tem o papel da mulher, que inicialmente estava só na família, mas hoje vimos ela na sociedade, na política, no mercado de trabalho” e finaliza “a mulher envolvida na política é uma maneira de renovar ideias e ações”.