Administração - Quarta-feira, 03 de Julho de 2019

DEPARTAMENTO DE CULTURA APRESENTA PROJETO DE RESGATE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PEJUÇARA

Na última segunda (01), o Departamento Municipal de Cultura e Turismo usou do espaço da Câmara para apresentar aos vereadores o Resgate do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Pejuçara. A Coordenadora de Cultura Cleonice Rosa Villani foi quem explanou todo o conteúdo, explicando aos que assistiam sobre os itens que fazem parte do Patrimônio Histórico.

Com a colaboração do estagiário Rudimar Polycarpo, a Coordenadora Cleonice procurou expor o objetivo do Projeto. As Escolas (Municipal e Estadual) e a Secretaria Municipal de Educação estão engajadas no resgate que é separado por 6 itens: 1 - Seleção e divisão dos bens arquitetônicos, 2 - Pesquisa dos dados à campo, 3 - Elaboração dos textos, 4 - Registros das fotos do bem arquitetônico pesquisado, 5 - Desenho da imagem e analise do textos e das fotos pelo professor, 6 - Conclusão do Projeto.

Após a conclusão deste Projeto, que envolve até o momento 45 bens arquitetônicos para inventariar, irá ser feito um livro (com quatro exemplares) contando todas essas informações. Além disso, o Departamento de Cultura trouxe à tona objetivos como a criação de um Arquivo Histórico para a salvaguarda de documentos e fotos que contam a história de Pejuçara e a modificação da Biblioteca Pública Machado de Assis e o Museu dos Imigrantes Marcos Bresolin. Depois da apresentação, os vereadores e público presente puderam socializar e expor opiniões sobre o Projeto.